O que é Yoga ?
A palavra "Yoga" se origina da raiz sânscrita yuj, que significa união. No plano espiritual, significa a união do Eu Individual com o Eu Universal.
Yoga é a união do corpo, mente, emoções e intelecto.
O sábio Patanjali da Índia escreveu sobre esse assunto em seu tratado conhecido como Yoga Sutras de Patanjali, há 2.000 anos. Os Sutras são uma coleção de 195 declarações que servem como um guia filosófico para a maior parte do Yoga praticado hoje. Os oito aspectos (astanga) do Yoga são:
1. Yama: conduta moral e social. São eles: a) Ahimsa, b) Satya, c) Astya, d) Bramhacharya e e) Aprigraha.
2. Niyama: conduta disciplinar. São eles: a) Shaucha, b) Santosha, c) Tapas, d) Swadhyaya e e) Ishvarapranidhana.
3. Asanas: Ajustando o corpo em várias posturas.
4. Pranayama: Regulação da respiração.
5. Pratyahara: Internalização dos sentidos da percepção.
6. Dharana: Concentração.
7. Dhyana: Meditação.
8. Samadhi: O estado final da auto-realização. São eles: a) Samprajnata Samadhi (consciência) e b) Asamprajnata Samadhi (supraconsciência).
Hoje, a maioria das pessoas que pratica ioga está envolvida no terceiro aspecto, asanas, que são um grupo de posturas físicas projetadas para purificar o corpo e fornecer a força física necessária para longos períodos de meditação.
Benefícios surpreendentes da prática de yoga asana:
Melhora sua flexibilidade
Constrói força muscular
Aperfeiçoa sua postura
Protege sua coluna
Melhora a saúde óssea
Aumenta o fluxo sanguíneo
Drena seu sistema linfático
Aumenta a sua frequência cardíaca
Reduz sua pressão arterial
Regula as glândulas supra-renais
Faz você mais feliz
Fornece a base para um estilo de vida saudável
Ajuda você a se concentrar
Relaxa seu sistema
Melhora seu equilíbrio
Acalma seu sistema nervoso
Libera tensão
Ajuda você a dormir mais profundamente
Aumenta a funcionalidade do sistema imunológico
Dá aos pulmões espaço para respirar
Dá-lhe paz de espírito
Aumenta sua auto-estima
Alivia sua dor
Força interior
Ajuda você a ficar livre de drogas
Ajuda você a servir os outros
Incentiva o autocuidado
Meditação de acordo com Paramahansa Yogananda
“Não são seus pensamentos passageiros ou idéias brilhantes, mas seus hábitos cotidianos simples que controlam sua vida ... Viva com simplicidade. Não tenha apego à máquina do mundo - é muito exato. Quando você consegue o que procura, seus nervos desaparecem, o coração está danificado e os ossos estão doendo. Resolva desenvolver seus poderes espirituais com mais seriedade a partir de agora. Aprenda a arte de viver corretamente. Se você tem alegria, tem tudo, então aprenda a ser feliz e contente ... Tenha felicidade agora. ”
"É a ciência mais prática do mundo. A maioria das pessoas gostaria de meditar se entendesse seu valor e experimentasse seus efeitos benéficos. O objetivo final da meditação é alcançar a consciência de Deus e da eterna unidade da alma com ele. Que conquista poderia ser mais intencional e útil do que aproveitar as faculdades humanas limitadas à onipresença e onipotência do Criador? A realização de Deus concede ao meditador as bênçãos da paz, amor, alegria, poder e sabedoria do Senhor, (do Universo, da forÇa criadora)"
"A meditação utiliza a concentração em sua forma mais elevada. A concentração consiste em liberar a atenção das distrações e em focalizá-la em qualquer pensamento em que alguém possa estar interessado. A meditação é aquela forma especial de concentração na qual a atenção foi liberada da inquietação e é focada em Deus. Meditação, portanto, é a concentração usada para conhecer a Deus ".
‘‘A consciência que flui com a força da vida através dos sentidos da visão, audição, olfato, paladar e tato torna o homem consciente da matéria. Mas pela meditação, quando a consciência e a força da vida são retiradas dos cinco sentidos, a natureza astral da força da vida, juntamente com a consciência e muitas outras forças divinas despertadas nos centros espinhais, parecem rios de luz fluindo para cima em direção ao oceano da luz do espírito no cérebro.’’